fechar× Entre em contato (71) 98103-0300

Casal emagrece 55kg juntos em projeto gratuito

blog-image
O amor motiva as pessoas a superarem os seus maiores desafios. A história de Jaqueline Santos, 30, e Eder Silva, 36, é uma prova disso. Juntos há 17 anos e pais de gêmeas, o casal precisou enfrentar alguns conflitos para permanecer juntos até hoje e a origem de tudo isso era uma só: problemas com a balança.

“Sempre tive dificuldade para perder peso e tinha muita vergonha do meu corpo. Eu queria emagrecer, mas não conseguia, nunca tive coragem de enfrentar essa dificuldade e isso afetava muito o meu relacionamento”, explica Jaqueline.

Ela relata que essa baixa autoestima decorrente do peso, que chegou a 100.9 kg, gerava muitas situações desagradáveis com o marido: “Eu achava que meu marido tinha vergonha de mim, tinha crises de ciúmes, deixava de sair, de me divertir, porque as roupas não cabiam”.
Tudo isso começou a mudar, quando Jaqueline conheceu o Hapvida +1K, programa gratuito de corrida e caminhada. “Eu entrei no projeto através de uma pessoa da família que fazia caminhada e me convidou. Inventei mil desculpas para não ir, disse até que não tinha tênis. Meu marido me incentivou muito, entrou junto comigo, na época ele pesava 124 kg e também precisava de ajuda, mas se preocupava mais comigo”.

Após iniciar os treinos, o casal contou com todo o apoio dos profissionais do Hapvida +1K que deu toda a orientação e incentivo necessários para que os dois iniciassem na atividade física da maneira adequada e não desistissem no meio do caminho. “Os professores me ajudaram muito nesse processo. No início eu fazia caminhada, não conseguia trotar, tinha muita dificuldade, não completava os exercícios. Mas com toda paciência eles nos auxiliaram e eu comecei a emagrecer”, acrescenta Jaqueline.

Além de uma rotina saudável, os casais que treinam juntos apresentam também um relacionamento mais saudável. De acordo com Gleidson Azevedo, coordenador do +1K Bahia, se exercitar ao lado de alguém favorece a perda de peso. “Quando é feito um acompanhamento de alguns casais que treinam em conjunto e pessoas que treinam sozinhas, percebemos que o retorno e a diminuição de peso são muito maiores com os casais. Porque um não deixa que o outro fuja às regras de alimentação ou perca o foco, um incentiva o outro. O treinamento relacionado ao casal é muito mais produtivo, fortalece a relação, o companheirismo, a autoestima e o respeito com o outro”, destaca.

Em menos de um ano Jaqueline já havia eliminado 22 kg, mas uma decepção quase a levou a desistir de toda essa conquista. “Eu estava tentando fazer uma cirurgia de redução da mama e a orientação era de que precisava emagrecer. Mas quando consegui alcançar a meta, me informaram que o processo era muito mais demorado do que eu imaginava, podendo levar até 15 anos. Fiquei arrasada, me desanimei, parei de ir aos treinos”, conta.

Porém, mais uma vez, ela contou com o apoio do marido e dos profissionais do Hapvida +1K que, perceberam a ausência de Jaqueline nos treinos e a procuraram para entender o que havia acontecido. “Graças ao estímulo dos professores e do meu marido que, conversaram comigo e me ajudaram muito, eu decidi não jogar tudo para cima e retomei minha rotina de treinos, comecei a correr e até mesmo participar de competições”. Após dois anos no projeto, Jaqueline Santos é dona de 30 medalhas e 4 troféus conquistados em provas pela Bahia, sempre acompanhada pelo marido.

Hoje, Jaqueline já eliminou 35 kg e Eder Silva, 20 kg. Com essa conquista, neste Dia dos Namorados, ela agradece a paciência, apoio e incentivo do marido. “Me faltam palavras. Se não fosse a ajuda do meu marido eu não teria conseguido. Hoje vejo que eu poderia ter terminado meu casamento por coisas da minha mente, então a minha palavra para ele é gratidão”, finaliza.

Sobre o Hapvida +1K
O Hapvida +1K é um programa gratuito de corrida e caminhada, pensado para pessoas que desejam iniciar uma atividade física. Além de Salvador, outras quatro capitais do Brasil contam com o programa, que já soma quase 10 mil participantes.